Showcase de Rui Taipa é MEGA convite para ouvi-lo ao vivo!
É o primeiro nome da nova temporada de #TudoPelaCulturaNadaPelaCooltura e já muito deu que falar este cantor e compositor. Mas não se deixem enganar! Rui Taipa é muito mais do que uma das célebres vozes do The Voice. Desta vez, (re)encantou-nos com o seu novo EP: Showcase, onde a modernidade se encontra com o oldschool e a praticabilidade com o tradicional…
“Showcase não foi gravado da forma convencional, mas à antiga. Ao vivo, com tudo a acontecer ao mesmo tempo. Quero que as pessoas sintam que estão num concerto meu!“
Rui Taipa
Sentimos mesmo. Ao longo de 7 temas temperamentais, o artista cumpre bem o que promete, e dá-nos uma atuação como se estivéssemos cara-a-cara com o mesmo. Todas estas faixas nos são familiares, até porque já nos tinham sido apresentadas. Umas já conhecíamos do EP Sala Calada (2020), outras do seu álbum Berro (2017) e outras ainda, são singles que nos perduraram na memória até hoje. Contudo, agora apresentam outra textura e o poderio live da voz de Taipa dá-lhes outra entoação muito mais acolhedora e especial.
No fundo, este EP é ele mesmo, com a atual formação em quinteto (como se tem apresentado). Aqui, aborda as suas canções de outrora de uma forma muito mais homogénea. E segundo o mesmo: “De disco para disco nota-se uma variedade estética que tentamos atenuar e ao mesmo tempo demonstrar como soa este quinteto ao vivo, já que o disco foi gravado em live session.“
Showcase, foi antecedido pelo single Carvalhal, editado a 8 de julho. Carvalhal é um lugar de Freamunde, onde Rui cresceu e viveu toda a sua minha infância. Esta canção fala “sobre a normalidade de deixarmos os lugares que nos viram crescer e o quão errado é nos culparmos por isso”. Algo que para muitos de nós millennials, não podia ser mais relacionável.
Porém, de todos os hits o que mais nos apraz é mesmo Joana. Talvez porque se aplique que nem uma luva a todas as Joanas que conhecemos nesta vida. Ou talvez porque letras como “Joana aprendeu a evitar/ O que a faz afastar/ De tudo o que lhe dá ar” extrapolam muito mais do que este nome português e nos dão uma força incrível de continuar a tentar vencer na vida perante todas as ansiedades que nos rodeiam. Oiçam vocês, e fica o convite aberto para partilharem connosco e com o Rui as vossas próprias ilações 🙂
Se ainda não ficaram convencidos a ouvir este EP, que está disponível no Spotify, Tidal, Apple Music e Youtube. Sugerimos dia 23 de julho, passem pela Associação Organismo Vivo, em Delães (Famalicão) e comprovem por vocês mesmo a imensidão de emoções que este homem é!
Além disso: ELE ASSINOU A DECLARAÇÃO DO MUSIC DECLARES EMERGENCY PORTUGAL. E juntamente com toda uma manopla de profissionais da indústria musical, compromete-se assim a tornar a indústria mais sustentável, dentro das suas possibilidade. Sabe mais aqui.