A plenitude e magia de Duo Ruut no Westway Lab Festival

Este ano, fomos em modo “trabalho” às conferências do Westway Lab, pelo que foi impossível dedicar-nos à crítica do formato festival. Contudo, pelo caminho adicionamos mais um membro a esta equipa! Temos então, o prazer de partilhar com vocês: a primeira crítica musical da Rita Mendes. Segundo esta melómana: ” A dupla estoniana trouxe algo de calmo e mágico à noite de sábado” e foi impossível resistir a escrever uma review.

Na quarta noite do festival encontrámos as Duo Ruut, que tocam a quatro mãos o seu kannel (um tipo de cítara tradicional da Estónia) acompanhado pelas suas vozes em sincronia. Apesar de provavelmente poucos terem conseguido entender as palavras que ouviam, todo o público permaneceu encantado com a sua sonoridade calma e relaxante. 

O kannel é bastante popular na Estónia e é considerado o instrumento nacional desde 1579. Ann-Lisett Rebane e Katariina Kivi vêem, neste projeto, uma oportunidade para recriarem a tradição estoniana deste instrumento e para:

“Juntar os pensamentos dos seus ancestrais com os seus próprios sentimentos.

Hooandja

O seu primeiro álbum Tuule sõnad (palavras do vento) foi premiado como álbum de estreia do ano no Estonian Ethno Music Awards (Etnokulp) em 2020. Sendo que o seu novo álbum Kulla Kerguseks (leveza do ouro), está também nomeado para melhor álbum do ano no Etnokulp de 2021 e para melhor álbum ethno/folk nos Estonian Music Awards, 2022. 

Durante todo o concerto, foi sendo explicada a origem e a mensagem de cada uma das melodias, como a do single do primeiro álbum (Tuule sõnad) que fala sobre aquilo que o vento nos transmite. Deu ainda tempo para ouvir o novo single Noore kuu tervitamine (saudação à lua nova) que a Lua terá ouvido de bom grado no pátio do Centro Cultural de Vila Flor. 

O concerto terminou com um dos novos singles Tantsma kutsumine (convite para dançar), que segundo as próprias, talvez não seja assim tão dançável, mas o convite foi aceite. 

Para os que quiserem conhecer melhor esta dupla, deixamos aqui uma sugestão por onde podem começar:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *